Plan na Mídia http://planidiomas.com.br Wed, 21 Feb 2018 17:03:01 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Plan Idiomas Direcionados no caderno Globo Barra, treinando executivos para uma carreira bem sucedida. http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/82-plan-idiomas-direcionados-no-caderno-globo-barra,-treinando-executivos-para-uma-carreira-bem-sucedida.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/82-plan-idiomas-direcionados-no-caderno-globo-barra,-treinando-executivos-para-uma-carreira-bem-sucedida.html

O retorno ao contato com a língua inglesa veio atrelado à mudança de cargo pela qual Allan Pereira passou. O engenheiro químico de formação trocou a área técnica pelas finanças há sete anos. Embora com nível, por ter estudado o idioma aos 10 anos e durante a sua adolescência, Pereira quis se aprofundar para desempenhar, com desenvoltura, funções numa equipe internacional com chefes estrangeiros. Para isso, ele voltou à Plan Idiomas Direcionados (por onde tinha passado em 2005), com o intuito de refinar, ainda mais, a sua conversação e reduzir o seu sotaque. Hoje, como gerente de crédito para a América Latina numa multinacional, Alla Pereira atribui a sua Ascenção ao cargo à dedicação que teve no sentido de ampliar a comunicação para além das fronteiras. 

  _ Na empresa, processos, informações e diretrizes vêm em Inglês. Temos, para isso, uma área de tradução. Mas quando é necessário se expor numa reunião ou receber um visitante que fala língua este idioma, quem não sabe a língua inglesa perde um pouco isso.

Como um executivo brasileiro, vejo que o inglês é necessário do cargo mais baixo ao sênior------- conta.

Após conquista , também, a fluência em espanhol, Pereira esta próximo do nível avançado de alemão e iniciou os estudos de francês. As escolhas foram feitas visando as oportunidades futuras dentro da empresa, por ter sedes nos dois países. É esse estimulo que ele esperava ver nos processos seletivos que vem acompanhando. A preocupação é de encontrar funcionários preparados para o contato direto com setores estrangeiros. O domínio do Inglês é é critério  básico e, por vezes, inegociável, segundo o engenheiro.

- Nos processo seletivos de funcionários ou estagiários, em todas elas, sem exceção, temos uma seção em inglês. Se o estagiário não é fluente, mas consegue se comunicar, tudo bem. Ele ainda tem tempo de se desenvolver. Mas se já for um funcionário, e o inglês não é no mínimo “upper intermediate”, não tem como – diz.

A falta de direcionamento sobre sobre o real nível do idiomas e do que é necessário para usa-lo com desenvoltura, aliado à postura correta, também são questões abordadas os estudos na Plan Idiomas Direcionados, As aulas têm influência do coaching para traçar a melhor estratégia de resultados a curto e a longo prazo. Para a diretoria da filial da Barra da Tijuca, Angela Branco, o perfil do profissional mudou quando comparado há 15  anos. Apesar dos níveis mais altos chegando ao pré-intermediário ou  --, não utilizam o aprendizado com eficácia, faltando preparação para participar de apresentações e eventos do gênero conference calls e recepcionar visitantes, por exemplo. Os millennials, com corte de idade na casa dos 20 ano, têm nível mais elevado, mas sem maturidade profissional, observa Angela:

 

- O que falta para esse grupo é usar o conhecimento da forma mais correta. Faltam as ferramentas para se dirigir e argumentar numa reunião, receber o presidente da empresa. Eles se sentem inibidos. Eles sabem, mas não querem dizer que usam. O que se propõe é uma reativação do conhecimento que a pessoa já tem, de forma eficiente, para determinadas situações.

 

Imagem em alta: Clique aqui!

]]>
rogeriosampaio@planidiomas.com.br (Rogerio) Plan na Mídia Sat, 31 Dec 2016 16:00:00 -0200
Cresce número de estrangeiros em cursos de português no Rio http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/63-http-g1-globo-com-rio-de-janeiro-noticia-2013-07-cresce-numero-de-estrangeiros-em-cursos-de-portugues-no-rio-html.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/63-http-g1-globo-com-rio-de-janeiro-noticia-2013-07-cresce-numero-de-estrangeiros-em-cursos-de-portugues-no-rio-html.html Cresce número de estrangeiros em cursos de português no Rio

 

Cresce número de estrangeiros em cursos de português no Rio

Demanda é grande por conta dos estrangeiros da indústria de óleo e gás.
Empresas oferecem o ensino do idioma a seus profissionais expatriados.

 

 

Alunos estrangeiros do curso Plan num passeio à Pedra Bonita (Foto: Divulgação/Curso Plan)

 

O apagão de mão de obra, citado por diferentes segmentos da indústria, tem levado as empresas à importação de profissionais estrangeiros, situação que, por sua vez, impacta outra ponta dessa cadeia produtiva: a demanda por aulas de português para estrangeiros aumenta, exigindo cada vez mais professores para ensinar aos expatriados o idioma português e o modo de vida brasileiro.

 

Ângela Branco, diretora do Plan Idiomas Direcionados, curso criado em 1986 direcionado para o segmento profissional corporativo, afirma que tem 15 vagas para professores de português par estrangeiros para preencher. O curso tem mais de 500 alunos estrangeiros aprendendo português e 50 professores, uma média de 10 alunos por professor. No total, incluindo outros idiomas, o curso tem 120 professores.

 

Segundo Ângela, em dez anos a demanda pelo curso de português para estrangeiros aumentou mais de 100% e o nosso idioma é hoje o segundo mais procurado na empresa.

 

“Atualmente português é o segundo idioma mais procurado, perdendo apenas para o inglês, o idioma universal do mundo dos negócios. Essa grande demanda é resultado da grande demanda de mão de obra qualificada. As empresa, quando contratam o profissional estrangeiro,  oferecem no pacote de benefícios o ensino do idioma para ele e sua família”, diz Ângela.

 

Segundo a diretora, o professor de português para estrangeiros tem que ter flexibilidade de horários, porque as aulas são individuas, na empresa ou na casa do profissional. E também tem que personalizar as aulas, respeitando as diferenças culturais do aluno.

 

“Português representava 10%, no máximo, 15% da nossa procura. Hoje é o segundo. Com o crescimento da demanda, passamos a ter dificuldade de preencher nossa necessidade de profissionais porque exigimos que tenham qualificação técnica, e damos preferência por que tem experiência em lidar com adultos”, explicou.

 

Os estrangeiros acham tudo no Rio muito caro e as esposas sempre pedem dicas de lugares para fazerem compras mais em conta"
Ângela Branco

 

Ela ressalta que o professor tem que ter bagagem cultural grande, pois não vai apenas ensinar o idioma, mas ambientar os estrangeiros na cultura brasileira considerando as diferenças culturais.

 

Segundo disse, os alunos são na maioria da América do Sul (Venezuela, Colômbia e Argentina), americanos, ingleses, asiáticos e africanos.

 

“É bem variado. Temos duas áreas de ensino: português para hispânicos e para anglo-saxões, com desenvolvimento diferenciado”, explicou.

 

Ela explica que, em geral, as empresas contratantes oferecem ao profissional aulas de português que vão de 70 a 200 horas. Com 70 horas, o aluno já consegue se comunicar e interagir.

 

O curso oferece aulas de vivência do idioma, em que o professor acompanha o aluno, ou a aluna, em situações do dia a dia.

 

“As esposas dos profissionais adoram ir à Saara para comprar mais barato.Em geral, os estrangeiros acham tudo no Rio muito caro e as esposas sempre pedem dicas de lugares para fazerem compras mais em conta”, conta Ângela.

 

Para ela, que tem entre seus clientes empresas como Schlumberger, Chevron, Texaco, Glaxo, Petrobras, Sheraton, Marriott  e Windsor, o boom do português para estrangeiros é a grande oportunidade para os profissionais qualificados.

 

“Antes, só restava seguir a carreira acadêmica, no estado ou o município. Hoje o professor pode preencher 100% de seu horário ensinando português para estrangeiros. E a tendência é aumentar nos próximos anos, pela demanda da área de petróleo e gás. Vai ter um fluxo muito grande de estrangeiros”, disse.

]]>
rogeriosampaio@planidiomas.com.br (Rogerio) Plan na Mídia Mon, 10 Mar 2014 15:13:50 -0300
Workshops http://planidiomas.com.br/index.php/servicos/workshops.html http://planidiomas.com.br/index.php/servicos/workshops.html

Projeto pedagógico de workshops que atendam aos interesses da empresa organizado por profissionais da área de ensino de português, inglês e espanhol, enfatizando e/ou aproveitando as facilidades e dificuldades das similaridades das línguas.

Esta proposta está dirigida a profissionais brasileiros que pretendem fazer negociações e/ou apresentações em países de fala espanhola e inglesa e a profissionais expatriados que desejam fazer o mesmo tipo de trabalho no Brasil.

Tem duração de 16 horas sendo divididos em dois dias de oito horas e ocorre em local previamente escolhido pela empresa. É ministrado em espanhol, inglês ou português.

Alguns Temas:

  1. Preparação de Apresentações
  2. Conversação Telefônica
  3. Socialização – dentro e fora da empresa
  4. A Cultura de Reuniões e Comunicação Intercultural
  5. A linguagem de Negociações
  6. Ética em Negócios
]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Mon, 14 Oct 2013 12:47:29 -0300
Idiomas para o trabalho e para a vida toda http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/41-idiomas-para-o-trabalho-e-para-a-vida-toda.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/41-idiomas-para-o-trabalho-e-para-a-vida-toda.html

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Mon, 14 Oct 2013 10:51:16 -0300
Cariocas http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/40-cariocas.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/40-cariocas.html

Entrevista Faust Maurer Segundo Caderno JB  

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Mon, 14 Oct 2013 01:29:55 -0300
Inauguração da nova sede http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/39-inauguracao-da-nova-sede.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/39-inauguracao-da-nova-sede.html

Com 22 anos de mercado, o Plan Idiomas Direcionados acaba de inaurar sua nova sede.

Plan Idiomas Inaugura nova sede

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Mon, 14 Oct 2013 04:08:39 -0300
Professor de Carioquice http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/38-professor-de-carioquice.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/38-professor-de-carioquice.html

Faust Maurer é dono de curso de idiomas e ensina muito mais do que a língua portuguesa a executivos estrangeiros que vêm morar aqui. Seus alunos aprendem a, como ele mesmo diz, "se virar" no Rio. Do velho "a gente se vê" na hora da despedida aos dois beijinhos no ar com as bochechas encostadas no encontro, tudo o que é carioca é ensinado no curso "transculturalização". Faust conversou sobre o assunto com a coluna.

Faust Maurer: O Professor de Carioquice

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Sun, 13 Oct 2013 06:01:27 -0300
Programa do Jô http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/37-programa-do-jo.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/37-programa-do-jo.html

Programa do Jô - Faust Maurer ensina a estrangeiros o jeito carioca de ser.

{youtube}Q7nwVgd4fJQ{/youtube}

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Sun, 13 Oct 2013 16:06:03 -0300
Programa Conta Corrente http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/36-programa-conta-corrente.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/36-programa-conta-corrente.html

Plan na Mídia: Angela Branco dá entrevista para o programa Conta Corrente na Globo News.

{youtube}yTqmUxQDcgQ{/youtube}

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Sun, 13 Oct 2013 12:56:33 -0300
Raio X das Profissões http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/35-raio-x-das-profissoes.html http://planidiomas.com.br/index.php/nossa-empresa/plan-na-midia/item/35-raio-x-das-profissoes.html

Entrevista com o Coordenador Richard Niilo Betts concedida para a Globo News.

{youtube}X5wtHeUEErA{/youtube}

]]>
planidiomas@planidiomas.com.br (Plan Idiomas) Plan na Mídia Sun, 13 Oct 2013 06:28:10 -0300