Aprender um idioma depois de adulto – um aliado para o seu bem estar!!
Geralmente os alunos adultos questionam a possibilidade de aprenderem um segundo idioma. Eles acham que estão “velhos demais” e que esse processo depende de faixa etária. Várias pesquisas científicas e estudos comprovam que o aprendizado independe da idade e pode ser um grande aliado no processo de envelhecimento fortalecendo o cérebro.
De acordo com um estudo realizado pelo MIT comparando adultos entre 21 e 30 anos e um outro grupo entre 65 e 80 anos concluiu-se que “a experiência dependente de plasticidade de microestruturas da massa branca se estendem até a idade mais avançada”, ou seja mesmo em idade mais avançada continuamos com a capacidade de continuar aprendendo. Outro estudo realizado pela universidade Penn State nos EUA envolveu 39 adultos divididos em 2 grupos. Um dos grupos iniciou o aprendizado de um novo idioma. Comparando as ressonâncias magnéticas realizadas no início e ao final de 6 semanas, os pesquisadores observaram que o cérebro daqueles que começaram a aprender o novo idioma formou uma rede mais conectada do que os demais. O estudo demonstrou que o fortalecimento de áreas específicas do cérebro aparecem em qualquer idade.
Além dessas conclusões, os estudos demonstraram que aprender um novo idioma é um aliado para manter o cérebro jovem e em atividade diminuindo o impacto do envelhecimento. Uma pesquisa publicada no “Annals of Neurology” afirma que o declínio das funções cognitivas, como memória, percepção e atenção diminui em quem domina ao menos dois idiomas. Em outro importante estudo da área, cientistas analisaram um grupo de 648 pessoas com demência e descobriram que, aqueles que falavam mais de um idioma, desenvolveram os sintomas da doença, em média, 4,5 anos depois daqueles que só falavam a língua materna. Os resultados se mantiveram independentemente de fatores como níveis de educação e sexo.
Concluindo, sempre é possível e hora de começar a aprender um novo idioma. Além disso, cada fase da vida nos oferece vantagens no aprendizado de um idioma. Os adultos têm uma capacidade de atenção maior e habilidades cruciais, como o grau de instrução, que permitem expandir continuamente o vocabulário. Eles podem se beneficiar de habilidades que chegam com a maturidade, como estratégias mais avançadas de solução de problemas e maior experiência linguística. Adultos também iniciam o estudo por um determinado motivo, com um foco bem claro o que envolve motivação e engajamento facilitando o processo.
Algumas estratégias podem facilitar o aprendizado:
– Defina quais são suas necessidade em relação ao idioma e estabeleça uma meta. Ex. fazer uma viagem, buscar uma promoção, etc.
– Se exponha ao idioma e relacione isso a algo que lhe dê prazer ou benefícios. Ex. veja um filme, uma série ou um documentário de um assunto que lhe interessa. O idioma é somente um meio. Procure repetir para que haja a memorização e fixação do idioma.
– Escute o idioma estudado como “som de fundo” enquanto realiza outra tarefa. Isso facilita o reconhecimento dos sons pelo cérebro.
– Repita palavras e frases que você gostaria de utilizar na sua comunicação. A repetição deve ser em voz alta e você pode gravar a própria voz e escuta-la depois.
Gostaria de impulsionar a sua carreira?