Sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE
Quando se fala em sustentabilidade, um dos principais problemas que enfrentamos é a resistência à mudanças e a propagação do mito que é caro ser ecologicamente correto. Uma gestão sustentável é aquela que busca alternativas para reduzir o impacto ambiental sem deixar de ser eficiente. E a chave para essa mudança está exatamente no comportamento das pessoas e não nos processos em si.
Reduzir o lixo, reciclar o máximo de materiais possível e utilizar água conscientemente são passos importantes que dependem exclusivamente de pequenos ajustes no nosso dia a dia. “Antes mesmo de pensarmos em investir em projetos que aumentem os gastos, devemos pensar no que pode ser feito para reverter esse quadro. Observar com um olhar mais crítico a quantidade de água gasta nas tarefas de limpeza e manutenção e cultivar o hábito de separar o lixo comum do reciclável, por exemplo, não exige nenhum investimento” destaca Adriana Alcântara, síndica de um condomínio com 700 unidades na zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo Adriana, a equipe de limpeza estava utilizando produtos inadequados e com isso, o consumo de água era muito maior. “Um estudo das necessidades de cada área e a troca dos produtos além de minimizar o desperdício de água, tornou as tarefas muito mais rápidas. Já no caso do lixo, a mudança começou com o incentivo de um colégio público no bairro do condomínio. Aos poucos a quantidade de lixo reciclável passou a ser maior do que a quantidade do lixo comum.”. A partir daí eles reduziram a utilização de papel para as tarefas administrativas e gradativamente trocaram as lâmpadas das áreas comuns por lâmpadas de LED, mais eficientes. Depois, com o apoio dos próprios moradores, revisaram toda a cadeia de fornecedores.
“A ideia era só trabalhar com fornecedores e prestadores de serviço que estão num raio de 10 km do condomínio. No final conseguimos muitos contratos com pequenas empresas que estão a, no máximo, 2 km do condomínio. Pela proximidade, conseguimos negociar mais descontos e temos a vantagem de poder resolver tudo na nossa própria região”, explica Adriana. Com uma mudança no comportamento e uma interação maior dos moradores, a ideia evoluiu até à compra de suprimentos e o condomínio passou a organizar também uma feira orgânica, que agora acontece mensalmente.
E não é só nos grandes centros urbanos que essa mudança é possível. Araçatuba, por exemplo, lidera a lista das cidades onde a coleta seletiva é feita em todos os bairros. Optar por imprimir somente o necessário e utilizar a tecnologia a nosso favor é um começo. Avanços como o internet banking reduz não só o tempo que gastamos para pagar uma conta por exemplo, mas permitem que seja economizado também combustível e energia.
Repensar essas pequenas ações do cotidiano contribuem não só para um modelo de gestão mais sustentável, mas também para um modelo de vida mais responsável.
Por Fábio Lombardi
Tag:Sustentabilidade, World